quarta-feira, 5 de junho de 2013

Veja como escolher a carne certa para cada tipo de prato que você quer fazer, e como não levar carne ruim pra casa


Quem mora sozinho sofre com as comidas congeladas e o miojo nosso de cada dia. Porém, chega uma hora que você não aguenta mais, e resolve que está na hora de um belo bife, ou de fazer um saboroso ensopado. Mas aí começam os problemas, como escolher a carne certa? Como saber se a carne está boa? Resolvi então dar uma pesquisada, junto a alguns conhecimentos próprios e achei por bem separar de acordo com o que você quer fazer. Vamos lá então:

Bife
Os melhores bifes são os de filé mignon, usualmente, porém, são utilizados para bifes também o contrafilé, alcatra, ou mesmo coxão mole e o patinho. Desde que a carne seja macia, os bifes ficarão bom. Prefira sempre a carne com o vermelho mais vivo. Carnes com a cor mais pro vermelho cinza, significa que ela já está na vitrine há algum tempo, ou que era de uma vaca mais velha e de carne pior.
Peça ao açougueiro, para tirar as peles e nervos, se for do seu gosto, peça para deixar um pouquinho da gordura, pois você poderá fritar sem colocar gordura em uma panela de teflon. Deixe para temperar após fritar, para que ele fique bem macio. Um bom molho barbecue pronto da conta do recado.

Ensopado
Sem dúvida, são as carnes de segunda como Agulha, Paleta e Músculo que servem para fazer um ensopado perfeito. Será difícil encontrar uma delas sem gordura, mas evite aquela gordura dura grande esponjosa, pois faz muito mal a saúde. Quanto mais vermelho vivo melhor, evite carnes de cor acinzentada. Um bom caldo Knorr, com certeza dá conta de temperar uma carne assim.

Churrasco
No churrasco, tudo depende do seu orçamento, pois poucas carnes não ficam boas na brasa. Se forem poucas pessoas e você estiver com grana, peça ao açougueiro por:
- Picanha
- Maminha
- Alcatra
Se a grana ta curta, e são muitos convidados, opte por:
- Bifes de contrafilé
- Espetos de contrafilé
- Linguiça

O churrasco perfeito, é temperado apenas com sal grosso, não tente inventar demais. Novamente, evite gordura em excesso e de preferência as carnes que apresentam um vermelho vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário