Na superfície, a diferença entre um passo e um tropeção parece ser óbvia.
Porém, no mundo dos negócios, aquele que planeja calmamente o caminho para
chegar a um cargo de chefia nem sempre é fácil de distinguir daquele que, de
surpresa, recebe o cargo. A verdade é que, independente de você dar um passo de
caso pensado ou tropeçar no cadarço do tênis, você pode acabar no mesmo lugar.
Em outras palavras, muitas pessoas que têm um foco em chegar ao topo demoram o
mesmo tempo para chegar lá que aquelas que recebem a oportunidade de serem
líderes.
Ainda assim, saber a diferença entre uma liderança bem pensada e aquela
que acontece por acidente é fundamental, não apenas para a sua capacidade de
crescer e se desenvolver como líder, mas para conquistar um sucesso intencional
e não milagroso.
Aqui estão sete características que separam o líder verdadeiro do líder
por acaso:
1. A liderança verdadeira é liderar a si mesmo. Dar ordens é tão
fácil quanto entregar cartões de visita. No entanto, um líder prudente também
sabe liderar a si mesmo, não apenas para dar o exemplo às outras pessoas, mas
para ser uma peça importante da máquina da empresa. É importante os líderes
terem a habilidade de focar e motivar a si mesmos da maneira como motivam os
outros.
2. Não seja um rei. Uma liderança bem pensada provavelmente significa
que você tem uma força de trabalho talentosa na empresa. Isso é fantástico. Mas
seja cuidadoso para não transformar sua sala em um trono. Líderes por acaso
frequentemente estabelecem um sistema de orientação restritivo demais. Oriente
os funcionários, mas não crie mais parâmetros do o necessário. É importante
influenciar as pessoas com as quais você trabalha. Não veja a sua empresa como
um reinado.
3. Esteja aberto para novas maneiras de fazer o trabalho. Uma boa aposta
para uma operação bem sucedida é repetir o que deu certo outras vezes. É
difícil argumentar contra isso, mas um líder desavisado irá se esforçar além do
necessário para não mudar o que já funcionou uma vez. Por outro lado, uma
liderança atenta reconhece o sucesso, mas também reconhece que sempre há
maneiras de fazer melhor.
4. Estabeleça um senso verdadeiro de compromisso. Devo admitir que é
um assunto delicado para mim. Já vi muitos slogans de empresas cujo significado
é tão valioso quanto o papel no qual estão impressos. Quer se “comprometer com
um serviço de qualidade superior”? Isso dará mais poder a você, mas um
verdadeiro líder sabe que não são só palavras. Ele coloca recheio nessa
receita: estabelece como avaliar a excelência, desenvolve um plano convincente
para alcançá-la e define um cronograma possível e real para isso.
5. Termine o trabalho. Muitos líderes de empresas falam dos
trabalhos realizados, mas quantos realmente terminam o que dizem que vão
iniciar? Um líder relaxado e que nunca termina nada perde a confiança dos
clientes. Essa falta de conclusão é repassada para os seus funcionários também.
Em vez disso, defina objetivos e estabeleça medidas práticas e justificáveis
para terminar o que você começou. A capacidade de concluir as tarefas é
fundamental. Nada é útil a não ser que seja concluído.
6. Mostre uma valorização verdadeira. Líderes relaxados precisam de braços
fortes como os do Popeye, de tantos tapinhas nas costas que eles dão. Isso não
é errado, mas um bom desempenho precisa de uma resposta mais significativa.
Líderes que enxergam o futuro fazem elogios, mas com recompensas reais:
promoções, aumentos de salário, bônus e outros sinais visíveis de valorização.
Isso motiva a sua equipe, não apenas para trabalhar com entusiasmo, mas para
ficar na empresa por mais tempo do que ficaria caso a situação fosse outra.
7. Saiba que habilidades de liderança também vêm com o aprendizado. Muitos executivos
acham que as habilidades de liderança vêm de uma maravilhosa revelação ou outro
momento de iluminação. É claro que ótimas ideias podem surgir na mente de
qualquer um de nós, mas ser um bom líder também significa ter que estudar. Leia
livros sobre liderança efetiva, participe de seminários e peça ideias de
colegas para saber o que funciona nas empresas deles. Pode ser um estudo longo,
mas ele trará recompensas que irão se multiplicar quanto mais conhecimento você
tiver.
JEFF WUORIO é especialista
norte americano em gerenciamento, marketing e tecnologia em pequenas empresas.
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